A Planearte agiu com rapidez e conseguiu manter a excelência na entrega de móveis planejados e expandir os negócios, mesmo durante a pandemia.
Visão estratégica e agilidade. Esses foram alguns dos elementos que fizeram com que a Planearte Planejados conquistasse resultados positivos em 2021, mesmo durante a crise causada pela pandemia do coronavírus. Para entender o que deu certo para a Planearte, primeiro é preciso entender o contexto. O setor imobiliário foi um dos poucos segmentos que não registrou quedas significativas durante a pandemia. Um dos motivos desse crescimento foi a redução da taxa básica de juros, a Selic. Entre o final de 2020 e o início de 2021, a Selic atingiu patamares históricos, perto dos 2%. Com os juros baixos, o financiamento de imóveis ficou mais acessível, o que fez com que as imobiliárias zerassem os estoques e, em alguns casos, fossem compelidas a lançarem novos empreendimentos. Outro fator que movimentou o mercado foi que a pandemia trouxe uma nova abordagem a respeito do que era “ficar em casa”. O lar se tornou ambiente de trabalho, de lazer e de descanso. As empresas precisaram se adaptar rapidamente a essa nova exigência. Muitas pessoas reformaram ou fizeram mudanças em suas residências, a fim de tornar o ambiente mais confortável e adaptado às novas demandas.
Porém, o segmento não passou ileso. O início da pandemia forçou uma desaceleração em alguns setores da indústria, com a redução de turnos e mão de obra. Isso gerou uma bolha inflacionária de matérias-primas. Esse efeito fez com que algumas empresas, mesmo vendendo mais, operassem com baixa margem de lucro e, em alguns casos, até no prejuízo. Contudo, nesse ponto entra a visão estratégica de Fernando Barbosa, diretor da Planearte. Com 18 anos de experiência no mercado financeiro, Barbosa observou a mudança no mercado e antecipou as soluções de possíveis problemas que muitas empresas enfrentaram ao longo de 2020 e 2021. “No primeiro, ano da pandemia, nós ‘puxamos o freio. Cortamos gastos, reduzimos mão de obra e controlamos o caixa. A empresa também estocou muito – e isso foi estratégico – fizemos um estoque para mais de 12 meses”, contou o diretor.
Com isso, a empresa conseguiu manter as atividades em 2020 para voltar a crescer em 2021. “No segundo ano da pandemia, expandimos o negócio, crescemos e contratamos mais de 20 pessoas. Estamos chegando a 80 funcionários e temos uma expectativa de que até o final do ano atingiremos 100 colaboradores”, informa o empresário. O projeto de expansão também contemplou a criação de um parque industrial com 1.200m², a abertura de uma fábrica de pintura e uma de portas de vidro. Outra conquista importante da Planearte foi a localização do estoque, que antes ocupava um local alugado em outra cidade, e agora foi trazido para Ribeirão Peto, facilitando a logística e a administração. Tem mais novidades: “No mês que vem, será inaugurada a primeira loja em Ribeirão Preto. Temos uma loja de fábrica, mas essa será a nossa primeira loja física, fora da fábrica, que ficará na região do Jardim Botânico”, antecipou Barbosa.
Mudança no perfil
A pandemia também gerou uma mudança no perfil dos clientes, com o aumento da interação pelo ambiente virtual. Para essa nova tendência, a Planearte já estava preparada. “Quando a pandemia chegou já tínhamos canais de atendimento no WhatsApp, Facebook e Instagram. É claro que isso se intensificou nos últimos dois anos, mas já estávamos preparados”, comentou o diretor. Mesmo com toda a estrutura montada no ambiente on-line, incluindo o treinamento dos vendedores, quando o assunto é móveis planejados, uma hora ou outra o cliente precisará ver pessoalmente, tocar e sentir a textura. “Fizemos com escala de atendimento, horário marcado e seguindo todos os protocolos sanitários”, explicou Barbosa. Assim, a empresa conseguiu fornecer um atendimento de qualidade e seguindo todas as recomendações contra a Covid-19.
Lições da pandemia
“Um dos principais aprendizados dessa pandemia foram: acreditar nas suas intuições, estar preparado, conhecer o mercado e a economia do país e agir rápido. Temos que estar sempre antenados a tudo o que acontece. Logo no começo da pandemia, por conta da minha vivência no mercado financeiro, eu sabia que os preços subiriam e poderia haver escassez de produtos. Tivemos que agir rápido. Além disso, implementamos uma redução de despesas, de carga horária e de mão de obra. Tudo isso favoreceu uma expansão muito grande em 2021. O que fica de lição é ter humildade e tranquilidade, o que é muito difícil em um momento desses, com tanta notícia ruim, mas temos que ser otimistas”, destacou Fernando Barbosa, diretor da Planearte.